quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Programação do V Seminário: Povos Indígenas e Sustentabilidade



Confira a programação do V Seminário: Povos Indígenas e Sustentabilidade, que acontece de 23 a 25 de setembro na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
O evento traz pesquisadores indígenas e não índios, como o pesquisador Daniel Mato, do CONICET-UNTREF e UNESCO-IESALC, Argentina; Antonio Carlos Souza Lima, pesquisador do Museu Nacional do Rio de Janeiro; Leosmar Antonio, biólogo terena da Terra Indígena Cachoeirinha; Eliel Benites, Guarani e professor da Universidade Federal da Grande Dourados; o pesquisador Levi Marques Pereira da UFGD; Luiz Henrique Eloy, advogado Terena; José Ribamar Bessa Freire, professor da Uni Rio e UERJ e Jacques Gauthier, professor no Centro Universitário Jorge Amado, Salvador, Bahia.


O seminário é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB), Projeto Rede de Saberes (UCDB, UEMS, UFMS e UFGD) e Observatório da Educação Escolar Indígena/ UCDB/CAPES. Tem apoio do CNPQ, Fundação Ford, Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação/UCDB, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Local/UCDB e Museu das Culturas Dom Bosco.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo link:http://site.ucdb.br/eventos/v-seminario-povos-indigenas-e-sustentabilidade/3435/. O investimento é R$ 30.

Até quinze de agosto (15/08), pesquisadores podem inscrever resumos de trabalhos para apresentação. O material completo deve ser enviado até seis de setembro (06/09). Os trabalhos aceitos serão incluídos na programação após o pagamento da taxa de inscrição (R$ 30).
Serão aceitos trabalhos em forma de textos, banners e vídeos, que dialoguem com a temática do seminário e estejam vinculados ao tema de um dos Simpósios Temáticos do evento. Clique aqui para acessar a lista de simpósios e aqui as regras de formatação.

Veja a programação:

Dia 23/09/2013 (segunda-feira)

Manhã

08:00 – 17:00 - VII Encontro de acadêmicos indígenas de MS, com o tema: Acadêmicos indígenas e as garantias dos direitos constitucionais.

Tarde

17:00 - Credenciamento

Noite

19:00 – 19:30 -Apresentação cultural
19:30 – 21:30 - Conferência de abertura: Povos indígenas e sustentabilidade- do campo ao campus e do campus ao campo: trajetórias de saberes.Palestrantes:Eliel Benites, kaiowá da Terra Indígena Te’ýikue, professor da Faculdade Intercultural Indígena da UFGD; Dr. Daniel Mato, CONICET – UNTREF e Instituto Internacional para a Educação Superior em America Latina (UNESCO-IESALC); Coordenador da Mesa: Ms. José Francisco Sarmento Nogueira – NEPPI/UCDB.
21:30 – 22:00 - Lançamento de livros e revistas

Dia 24/09/2013 (terça-feira)

Manhã

8:00 – 8:30 - Acolhida
08:30 – 10:00 - Mesa redonda: Permanência na universidade e diálogos de saberes. Palestrantes: Leosmar Antonio, biólogo terena da Terra Indígena Cachoeirinha; Ms. Izaque João, kaiowá da Terra Indígena Panambi; Ms. Antonio Carlos Seizer da Silva, terena da Terra Indígena Taunay/Ipegue;Coordenador da mesa: Dr. Antonio Carlos Souza Lima – UFRJ/Museu Nacional
10:00 - Intervalo
10:30 – 12:00 - Debate

Tarde

13:30 – 17:30 -Apresentação de trabalhos conforme os GTs - Salas de aula do Bloco A

Dia 25/09/2013 (quarta-feira)

Manhã

8:00 – 8:30 - Acolhida
8:30 – 10:00 - Mesa redonda: Ensino Superior: demanda e os desafios da atuação profissional.Palestrantes: Ms. Rosaldo Albuquerque de Souza, kinikinau da Terra Indígena São João; Luiz Henrique Eloy Amado, advogado terena da Terra Indígena Taunay/Ipegue; Prof. Joaquim Adiala Hara, guarani da Terra Indígena Porto Lindo; Prof. Claudemiro Lescano Pereira, guarani da Terra Indígena Takuapery.Coordenador da Mesa: Dr. Levi Marques Pereira - UFGD

Tarde

13:00 – 17:00 - Apresentação de trabalhos conforme os GTs - Salas de aula do Bloco A

Noite
19:30 - Plenário de encerramento: informe sobre os trabalhos desenvolvidos nos Simpósios Temáticos e reflexões sobre o Seminário.Relatores: Dr. José Ribamar Bessa Freire (UERJ/UNIRIO), Dr. Jacques Gauthier (UNIJORGE/BA) e Ms Éder Alcântara, terena da Terra Indígena Buriti.Coordenador da Mesa: Dra. Adir Casaro Nascimento - UCDB


Nenhum comentário:

Postar um comentário